História de um engenho do Recôncavo. Motoim – Novo Caboto – Freguesia; 1552-1944

Sob este aspecto, entre as quatro monografias apresentadas, a primeira, do sr. Wanderley Pinho - HISTÓRIA DE UM ENGENHO DO RECÔNCAVO -, se destaca e ressalta de forma inconfundível. É uma contribuição histórica de valor inestimável, em que o autor, já consagrado por vários e excelentes trabalhos históricos, levanta o perfil histórico de um engenho do Recôncavo baiano - o Engenho da Freguesia - desde os primeiros dias da sua fundação, no primeiro século (1552), até os dias presentes (1944).

Não conheço, em nossa literatura histórica, nada que se compare a este trabalho do sr. Wanderley Pinho, pela densidade da documentação e pela vivacidade da exposição e do comentário. É um mergulho dos mais fundos até hoje realizados nas fontes da nossa história local e regional. O campo da investigação era extremamente restrito - a história de um velho engenho; mas, das páginas dos velhos cronistas, dos velhos códices e dos velhos arquivos cartoriais o autor soube extrair, com erudição, sagacidade e honestidade perfeita, informes magníficos, que lhe permitiram elaborar uma monografia modelar no gênero. Pela multiplicidade dos aspectos abordados e esclarecidos, esta monografia adquire, realmente, apesar do seu objetivo limitado, um interesse geral e faculta meios de podermos acompanhar quase toda a nossa evolução econômica nestes quatro séculos de história. Há capítulos - como os relativos ao controle colonial da produção e comércio do açúcar e às crises da indústria açucareira e suas causas - que são da mais flagrante atualidade. Com esta monografia, de cerca de 166 páginas, enriquecida ainda de uma abundantíssima iconografia, os objetivos do concurso promovido pelo Instituto do Açúcar foram atingidos na sua plenitude: - e a concessão do prêmio maior impõe-se como justa recompensa ao meritório esforço do seu autor".

O sr. comandante Eugênio de Castro declarou-se de acordo com o relator, parecendo-lhe "de justiça conceder-se o primeiro prêmio" à História de Um Engenho do Recôncavo; e o sr. dr. Barbosa Lima Sobrinho ao assinar o parecer acrescentou: - "o trabalho do sr. Wanderley de Araújo Pinho - História de um Engenho do Recôncavo (1552-1944) - é realmente notável, contendo investigações inteiramente originais e podendo ser considerado como contribuição absolutamente nova sobre a vida dos engenhos no período colonial do Brasil".

Obtidos depois do julgamento do concurso, mas antes da entrega dos originais ao prelo, foram acrescentados, no texto - documentos e informações, e fora dele - numerosos elementos iconográficos.

História de um engenho do Recôncavo. Motoim – Novo Caboto – Freguesia; 1552-1944 - Página 6 - Thumb Visualização
Formato
Texto