tempos mais antigos (ver Agostinho da Silva, 1972). Não obstante, o despovoamento desempenhou um papel significativo na aculturação das tribos.
Muitas linhas de evidência sugerem que os xinguanos tiveram outrora uma cultura muito mais complexa do que a que têm hoje. Os próprios mehináku afirmam ser "sombras despidas" daquilo que foram no passado. Não obstante devamos dar um desconto para alguns dos tristes comentários sobre os bons tempos passados, é necessário assinalar que, atualmente, várias importantes cerimônias e costumes se extinguiram, ou estão em vias de desaparecimento.
Antigamente existia um organizado ritual intertribal com jogo de bola feita de látex de mangaba, mas, atualmente, já não é praticado. Os chefes costumavam ser tatuados, como parte da iniciação para o cargo, agora já não são. Aos moços perfuravam sempre as orelhas, como parte de importante ritual intertribal, mas agora um número crescente de pais está perfurando a orelha dos filhos por ocasião do nascimento, o que torna superada a antiga cerimônia. A lista poderia ser maior, mas isto é suficiente para mostrar que alguns elementos da cultura xinguana estão desaparecendo.
O principal ponto de contato com o mundo exterior é o Posto Indígena, que atualmente fica a apenas três horas, a pé ou de canoa, da aldeia mehináku. O Posto foi estabelecido em 1946 pelos irmãos Villas Boas. Como diretores do Parque Nacional do Xingu, eles protegeram o território indígena contra a invasão por parte de caboclos e de especuladores, ao mesmo tempo em que respeitaram a cultura nativa e a autonomia tribal. Hoje, graças a Orlando e Claudio Villas Boas, as terras e a cultura dos índios permanecem essencialmente intactas. Entretanto, mesmo protegendo os índios, o próprio posto tornou-se um instrumento da transformação cultural.
Além de fornecer ferramentas de aço e prestar cuidados médicos, o posto abriu um novo mundo social para os índios do Xingu. Tradicionalmente, o contato entre as tribos limitava-se às cerimônias intertribais e visitas aos parentes. Atualmente o Posto atua como zona de livre interação, onde os xinguanos podem estabelecer contatos ocasionais com seus vizinhos, em um terreno que não circunscreve suas relações. As novidades intertribais, os mexericos e a comunicação são facilitados como nunca o foram antes.