Mihináku: o drama da vida diária em uma aldeia do Alto Xingu

ao Rio de Janeiro e a São Paulo para consultas médicas. Todos já viram fotografias dessas cidades. Ocupando um lugar na aldeia mehináku encontram-se bens de consumo como rádios transistores que constantemente tocam canções de Roberto Carlos e apresentam noticiários absolutamente incompreensíveis. O fluxo de visitantes do Posto Indígena é constituído pelas camadas intelectualmente mais sofisticadas, tanto da sociedade brasileira quanto da internacional, incluindo biólogos, pesquisadores médicos, antropólogos e funcionários do governo. Akanai, um jovem mehináku, recentemente foi recebido no Posto por vários embaixadores estrangeiros.

Não é fácil avaliar o efeito de tais contatos sobre os xinguanos. Num nível menos elaborado, observamos que novas versões dos mitos foram desenvolvidas para explicar a presença do homem branco e de sua tecnologia superior (ver capítulo 18). As teorias cosmológicas são instáveis, visto que os xinguanos debatem-se contra o fato de os americanos terem visitado a lua, que foi sempre concebida como um espírito, e enviado satélites, visíveis em muitas noites claras. Nenhuma das tentativas para obter uma explicação, entretanto, pareceu satisfatória aos próprios mehináku. Como outras tribos do Xingu (ver Junqueira, 1973), eles terão, portanto, que desenvolver uma visão do mundo que leve em conta o homem branco e suas incríveis realizações tecnológicas.

O contato com a cultura ocidental criou uma anomalia. A nível de subsistência, organização social e cultural, os mehináku vivem, hoje, de maneira muito semelhante à em que viviam no passado. A nível psicológico, entretanto, há uma crescente insegurança com relação a si mesmos e ao mundo que os rodeia. Ouviram dizer que os brasileiros estão construindo, nas proximidades, autoestradas que cortarão suas reservas e temem a morte de sua própria cultura. Perguntei a um jovem o que queria ser quando crescesse: " - Um grande pescador e campeão de luta como seu pai? Um chefe que faz bonitos discursos ao povo? Um xamã como seu tio?" Ele refletiu um pouco, e depois disse: " - Eu gostaria de ser tudo isso, mas não vou ser nada. Os brasileiros estão chegando e tudo vai acabar."

A comunidade atual-e as atividades diárias

A aldeia mehináku localiza-se junto a um pantanoso afluente do rio Tuatuari, distante cerca de três horas de canoa do Posto

Mihináku: o drama da vida diária em uma aldeia do Alto Xingu - Página 34 - Thumb Visualização
Formato
Texto