denominada Academia de Belas-Artes, motivo do parecer em que figurava o conde de Clarac, tornado amigo de Debret no Rio de Janeiro, quando o diplomata acompanhara o embaixador duque de Luxemburgo, em que as recordações da viagem motivavam o vivo interesse do conde pela obra elogiada no "Rapport".
Benquisto no Institut e cônscio do valor de sua obra, Debret mantinha intenção de revelar o Brasil aos europeus, ajudado pelo discípulo Porto Alegre, ao qual vieram se juntar mais dois brasileiros, Gonçalves de Magalhães e Sales Torres Homem. A representação diplomática brasileira também procurava valer ao autor, que finalmente pôde publicar o trabalho dedicado aos índios, seguido de mais dois relativos a negros e brancos, e além dessa autêntica proeza planejava um quarto volume, com ilustrações e notícias recentes sobre o império. Membro do Institut e do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, cavaleiro da Ordem de Cristo, venera que lhe concedera D. Pedro I, apresentou em 1842, ao cenáculo francês, comunicação a respeito de D. Pedro II, o qual se dignara a aderir ao Instituto a título honorário, na qualidade de "Membre Protecteur de la Classe des Beaux-Arts", acontecimento superveniente "dans ce siècle de lumière". Devia-se ao próprio Jean Baptiste a homenagem, enlevado pelas notícias recebidas do Rio de Janeiro, que lhe sugeriram divulgar anedota julgada do maior interesse "pour l'Histoire de suivre la pureté de caractère du jeune souverain Brésilien, dont l'imperturbable loyauté est consacrée sans réserve a sa franche constitutionalité". A particularidade parecia a Jean Baptiste inestimável, depois das "Trois Glorieuses", no momento em que Luís Filipe adotava o símbolo da Carta, em vez das Flores-de-Lis, à guisa de brasão, fato capital para adepto de liberalismo empolgado na mocidade por ideias que lhe marcaram vinco indelével. Entusiasmado pelo jovem soberano, derramava-se em elogios e demonstrações do motivo: "Quelques notes additionelles récement recuellies suffiront pour appuyer notre assertion, qui est déjà fondée sur le style de son dernier discours adressé, cette