O artista Debret e o Brasil

U. Thiene e F. Becker traz circunstanciada referência a Debret, ao passo que o Benezit, bíblia dos pintores franceses, dedica-lhe apenas algumas linhas. É custoso entender o olvido votado ao pintor, que se estende até o abandono pela família do seu sepulcro, no cemitério de Montmartre.

Fora, entretanto, extensa a obra de Jean Baptiste em várias épocas e terrenos, participando da intensa atividade artística durante o Império. Em toda parte havia, nesse período, construções; reformas, adaptações, inaugurada a Grande Galeria do Louvre, decorado, aumentado e mobiliado o Palácio das Teilharias, onde Napoleão gastava somas enormes, prodigalidades que lembravam o "Século de Luís XVI". Castelos e palácios como Saint-Cloud, Compiegne, Malmaison, Grand Trianon eram preparados para receber Napoleão e Josefina, empregados nos edifícios e recheio artistas e artífices, pintores, escultores, marceneiros e ourives cinzeladores de bronzes sobre móveis "Empire", a repercutir até em uniformes recamados com bordados a ouro de generais e marechais, notórios os de Murat, comandante da cavalaria imperial, sucessivamente rei da Espanha e de Nápoles.

A preponderância da antiguidade greco-romana era rigorosamente mantida por David e seus seguidores, porém a coincidir com o fim do Império, despontando indícios contra o despotismo por eles exercido nos Salons. Comparecera Jean Baptiste com dois trabalhos consideráveis no de 1812, repletos de personagens, em cuja indumentária ele se esmerara. Simultaneamente, expôs A primeira distribuição e a Entrevista de Napoleão com o primaz do Reno, obra que lhe fora encomendada por cálculos políticos, necessitados de atuar no público antes da execução do plano de invadir a Rússia, porquanto tencionava Napoleão garantir a sua retaguarda a poder do auxílio dos alemães, durante árdua campanha em longínquas estepes. No quadro, é representado à frente de brilhante oficialidade, ao se adiantar, baixo e gordo (Debret procurava ser exato quanto às pessoas), na direção do primaz, alto e magro, trajado de preto, saído de carruagem detida numa ponte. As figuras da tela eram de Jean Baptiste e a paisagem, de Bourgeois de

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