O artista Debret e o Brasil

Casteller, cooperação bastante comum na época, quando um "peintre de genre" completava a sua composição com ajuda de colega habilitado em paisagens campestres.

Casualmente, eram vizinhos, no Salon, Debret e Gericault, jovem de quem só se sabia que fora aluno de Carle Vernet, artista dedicado a desenhos de cavalos, e de Guérin, pintor muito aceito pelo público. O quadro diferia das demais obras expostas, impressionante pela maneira como apresentava o oficial de cavalaria, com desenho, cores e expressão fisionômica considerados por Isabelle Julian como sendo inovadores, "par la hardiesse du mouvement, la solidité de la composition et les effets lumineux, qui expriment un racourci au sujet de la gloire de ces annés de conquête", novidades que abalaram o público e o júri. Recebeu o quadro o primeiro prêmio, em meio de manifestações de apoio ou desagrado, por contrariar o autor a hegemohia da grei dominante.

Travaram-se, em consequência, acesas discussões acerca do quadro, desdobradas em folhetos, comoção partilhada por Jean Baptiste, pois sentia, no vigor do concorrente, correspondência a certos rebates criativos, de que dera mostras nas Figurinhas romanas, logo reprimidas pelo supercilioso primo. Manifestavam-se também, no caso, as regras ditadas pelo serviço dependente da generosidade do governo, impostas por Denon não só à pintura como a todas as Belas-Artes, segundo vemos manifestadas na enorme alegoria de Augusto Taunay exibida no Salon de 1810, com o extenso título S. M. o imperador tal Hércules subjuga o crime e coloca a inocência sob amparo do Código Napoleão.

A obra do talentoso escultor era produto manifesto da conjugação da arte com intenções de poderes públicos, frequentemente perturbada por contendas à volta de seus favores, como sucedeu por ocasião da escolha do traje do imperador na cerimônia da coroação. Chamados a opinar os maiores artistas do momento, alguns sugeriam, com muita procedência, que ele aparecesse revestido de atributos guerreiros, como em outras épocas tinham-se apresentado soberanos em idênticas ocasiões. Discordavam Canova e seus discípulos, equivalentes em poderio ao

O artista Debret e o Brasil - Página 29 - Thumb Visualização
Formato
Texto