Perfil político de Silva Jardim

tiros foram desferidos. Homens corriam para a entrada e o andar superior, repelindo os agressores. Houve muitas mortes e feridos por parte da "Guarda Negra" e dos republicanos. Ferido na mão, Silva Jardim permaneceu na tribuna de revólver em punho, simbolizando, com essa atitude, a defesa da liberdade de pensamento, escreveu posteriormente, pois deveria morrer ou continuar a falar. Repelidos os desordeiros, apareceu a polícia para defendê-los, quando já batiam em retirada, alegando estar mantendo a ordem. Pude continuar a conferência - escreveu depois - fazendo questão disso, porque a propaganda republicana é que não podia ceder.

Em 22 de janeiro de 1889 inaugura, na Gazeta de Notícias, uma coluna sob o título "Propaganda Republicana". Em fevereiro adoece gravemente, indo, depois, convalescer em Valença, recebendo aí manifestações de republicanos e libertos. Curado, efetua nova excursão política a várias cidades de Minas Gerais, muito bem sucedidas, a ponto de, ao regressar ao Rio, o velho Saldanha, com o seu inseparável cache-nez, chamá-lo, de "diabo e de menino", como era de seu costume, pedindo-lhe "um abraço ao velho caboclo", como ele próprio se apelidava. Muitas, no entanto, mais temerosos, achavam que os resultados não correspondiam aos riscos em que se poderiam envolver. Aristides Lobo escreveu, no Diário Popular, de São Paulo, que, embora contra vontade, Silva Jardim encarnava a ideia republicana. Foi em meio a essa alegria de amigos, que correu a notícia de uma viagem do conde d'Eu, ao Norte do país (6) Nota do Autor.

É que o Trono, compreendendo a larga difusão das ideias republicanas entre as populações de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, quis contrapor o Norte ao Sul, enviando para lá o príncipe consorte; em propaganda monárquica, conquanto representasse elemento impopular, pois era chamado de francês, acusado de tratar mal os soldados durante a Guerra do Paraguai, de ser avarento e andar envolvido em negócios escusos. Jardim resolveu acompanhá-lo, apesar de ser temerário. Seus amigos e familiares objetavam contra a decisão, embora reconhecessem a oportunidade da viagem. Embarcou no navio "Alagoas", o mesmo que levaria ao exílio, seis meses depois, a família imperial. Os membros do Governo ficaram espantados com tamanha ousadia.

Perfil político de Silva Jardim - Página 68 - Thumb Visualização
Formato
Texto