dos ex-monarquistas, dos republicanos e dos militares ligados aos interesses locais e coronelísticos, e não a princípios ideológicos ou formas partidárias. Mais tarde somente, com o governo de Prudente de Morais e a "política dos governadores", a situação se consolidaria, estruturando-se. Foi o que aconteceu no Estado do Rio de Janeiro, expressa claramente na primeira eleição (7) Nota do Autor.
Com a emigração da lavoura cafeeira para o norte de São Paulo, primeiro, e o oeste depois, onde alcançou o auge da sua prosperidade, a economia fluminense entrou em decadência, porque sua base econômica era precisamente o café. Com a Abolição, sofreu rude golpe, de consequências irreparáveis, devido ao abandono de suas lavouras pelos escravos, transformando profundamente o cadastro dos agricultores. A situação chegou a tal ponto que Alberto Brandão, que se elegeria deputado à Constituinte, em ofício ao governador Portela, pediu aplicação de uma política larga e generosa, com a execução do art. 295 do Código Criminal, de modo que os libertos de 13 de maio voltassem aos estabelecimentos abandonados, qualquer que fosse a sua origem, a fim de concorrer para a riqueza nacional! (8) Nota do Autor. Tais interesses em choque, juntamente com as rivalidades pessoais e ambições de cargos, comuns em períodos transitórios, influíram, naturalmente, no pleito efetuado, com a ocorrência de enfrentamentos regionais.
Assim, passado o vergonhoso embate eleitoral, magoado e surpreso com o resultado, deliberou Silva Jardim retirar-se da política, publicando, em 2 de outubro de 1890, o diretório do qual era presidente, manifesto nesse sentido. Sonhara com um lugar no ministério, estando convencido de que ninguém lhe disputaria um lugar de deputado na Constituinte, pelos serviços prestados, aspirando chefiar a sua bancada, mas nada disso conseguira. Seu biógrafo e amigo José Leão, diz, porém, tratar-se de retirada falsa, pretendendo ele regressar logo, visando a presidência da República. Cogitou mesmo de fundar um jornal em companhia de vários correligionários, embora a ideia tenha tido boa acolhida, não pôde concretizá-la. Sem propensão para a chicana política, só lhe restava apelar para o futuro, justificando-se dessa maneira a sua viagem à Europa. Enganara-se com os homens de sua terra, conformando-se,