O tupi na geografia nacional

NOTA PRÉVIA

A primeira publicação de O Tupi na Geografia Nacional data de 1901. Duas novas edições, corrigidas e aumentadas, tiveram lançamento em 1914 e 1928. Quando do primeiro centenário do nascimento do autor, em 1955, Frederico Edelweiss preparou uma edição comemorativa com Introdução e notas.

Discípula de Edelweiss, a professora Consuelo Pondé de Sena, da Cadeira de Estudos Tupis da Universidade Federal da Bahia, tomou a si a incumbência de organizar a edição definitiva da obra. A Companhia Editora Nacional, com o apoio do Instituto Nacional do Livro, decidiu incorporar à coleção Brasiliana essa pesquisa pioneira de Teodoro Sampaio.

O leitor encontrará no presente volume os prefácios de Teodoro Sampaio à segunda e à terceira edição, além das apreciações do Pe. Carlos Teschauer e de um comentário epistolar de C. Campos, datado de 1902. De especial interesse é o Prefácio à quarta edição, de 1955, do professor Frederico Edelweiss, acompanhado de um pequeno ensaio sobre "O Indianismo ao tempo do Império".

Mantiveram-se as notas incluídas por Edelweiss na edição de 1955, enriquecidas de novas informações, resultantes da laboriosa pesquisa que empreendeu até sua morte, em 1974.

Ao final do livro, após o Vocabulário geográfico brasileiro, acrescentamos os resumos biobibliográficos de Teodoro Sampaio e Frederico Edelweiss. Este último, embora dispense apresentação, mereceu da professora Consuelo Pondé de Sena um exame de sua valiosa contribuição no campo dos estudos tupis, texto que abre o volume.

Em face de uma obra de tamanha expressão para a cultura brasileira, a Companhia Editora Nacional procurou conferir-lhe uma apresentação gráfica ajustada às modernas exigências de consulta. Isto resultou numa tarefa de difícil realização, tendo-se em vista a qualidade das edições anteriores, tipográficas.

Neste trabalho, coordenado por Ana Cândida Costa, com a estreita colaboração de Heitor Ferreira da Costa, gostaríamos de agradecer

O tupi na geografia nacional - Página 6 - Thumb Visualização
Formato
Texto