Brasil: a terra e o homem. As bases físicas

5. Fernando Flávio Marques de Almeida

Natural da cidade do Rio de Janeiro (GB), onde nasceu em 1916. Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1939). Professor catedrático de Mineralogia, Petrografia e Geologia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Engenheiro do Departamento Nacional da Produção Mineral. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Sócio da Associação dos Geógrafos Brasileiros, da Sociedade Brasileira de Geologia e de outras instituições científicas do país e estrangeiro.

6. Gilberto Osório de Andrade

Natural da cidade do Recife (PE), onde nasceu em 1912. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade do Recife (1933). Livre-docente de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito da Universidade do Recife. Professor catedrático de Geografia Física da Faculdade de Filosofia da Universidade do Recife. Professor catedrático de Geografia Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica de Pernambuco. Professor catedrático de Geografia Física da Faculdade de Filosofia de Pernambuco da Universidade do Recife. Sócio da Associação dos Geógrafos Brasileiros e da Sociedade. Brasileira de Geologia. Membro da Academia Pernambucana de Letras, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba.

7. João Dias da Silveira

Natural da cidade de Amparo (SP), onde nasceu em 1913. Licenciado em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1936, Doutor em Ciências (Geografia) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1946). Professor catedrático de Geografia Física, aposentado, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Sócio da Associação dos Geógrafos Brasileiros, da Sociedade Brasileira de Geologia, da Sociedade Brasileira de Geografia e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e da Association des Géographes Français.

8. José Pereira de Queiroz Neto

Natural da cidade de São Paulo (SP), onde nasceu em 1929. Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (1952). Fez o curso de Química Agrícola na Faculdade de Ciências da Universidade de Rennes (França) e o de Pedologia no Instituto de Ensino e Pesquisas Tropicais de Paris. Trabalhou na Secção de Agrogeologia do Instituto Agronômico do Estado de São Paulo (Campinas). Professor colaborador de Conservação de Recursos Naturais junto ao Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Sócio da Associação dos Geógrafos Brasileiros, da Sociedade Brasileira de Geologia, da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Association Française pour l'Étude du Sol e da Sociedade Latino-Americana de Fitotecnia.

9. Lúcio de Castro Soares

Natural da cidade de Colatina (ES), onde nasceu em 1919. Licenciado em Geografia e História pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1941). Professor de Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Geógrafo do Conselho Nacional de Geografia. Sócio da Associação dos Geógrafos Brasileiros. Sócio titular da Sociedade Brasileira de Geografia. Sócio correspondente da Sociedade Geográfica de Cuba.

10. Maria de Lourdes Pereira de Souza Radesca

Natural da cidade de Lorena (SP), onde nasceu em 1918. Licenciado em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1940). Auxiliar de ensino da cadeira de Geografia Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Sócio da Associação dos Geógrafos Brasileiros.

Brasil: a terra e o homem. As bases físicas - Página 14 - Thumb Visualização
Formato
Texto