Brasil: a terra e o homem. As bases físicas

às bases físicas, o quadro criado pela Natureza: os fundamentos geológicos, o relevo e seus problemas, a morfologia do litoral, o Atlântico sul, as ilhas oceânicas, os climas, os solos, a vegetação, a hidrografia. Tema desenvolvido por especialistas e do mais alto interesse para quantos se dediquem a estudos de Geologia, Geomorfologia, Oceanografia, Climatologia, Pedologia, Fitogeografia e Hidrografia, mas imprescindível também a todos quantos desejem compreender o quadro natural em que há mais de quatro séculos vem se cristalizando a civilização brasileira, porque nem a vida humana, e muito menos os eventos da economia nacional poderão ser bem compreendidos e convenientemente interpretados sem esse conhecimento basilar.

Brasil, a terra e o homem representa um marco efetivo e inestimável na evolução cultural brasileira. Daí o justificado orgulho com que o entregamos ao público brasileiro.

*

Sobre a capa: "Alto da Serra", quadro a óleo de Batista da Costa, representando um trecho da Serra do Mar, a floresta, o velho Caminho do Mar, a baixada de Santos, as águas do Atlântico.

Para escapar ao convívio dos homens, enfia um grande chapéu de palha na cabeça, pega o seu cavalete e a sua caixa de tintas, e ruma para o campo. Ali, só, a sombra do seu guarda-sol ou de uma velha mangueira, tem a certeza de que ninguém o espreita; pode portanto ficar à vontade. E fica mesmo à vontade para conversar com a Natureza: as suas paisagens são colóquios de namorado embevecido, que somente escuta. Para Batista da Costa a natureza é maravilhosa; ama-a com carinho, com doçura. O seu maior pavor é o de lhe não ser fiel. (José Maria dos Reis Júnior, História da Pintura no Brasil. 1944.1)

Edição da Companhia Editora Nacional

Rua dos Gusmões, 639

São Paulo 2, SP

Brasil: a terra e o homem. As bases físicas - Página 644 - Thumb Visualização
Formato
Texto