O presente volume aborda importantes aspectos da vida humana em nosso país: o homem brasileiro em suas relações com o meio geográfico, a população, o povoamento e a colonização, as etnias, as cidades, o habitat rural, a evolução econômica e as grandes regiões geoeconômicas. São temas desenvolvidos por especialistas, que se apoiaram em sólida e abundante bibliografia, do mais alto interesse para os que se dedicam a estudos de Geografia Humana, de História, Ciências Sociais e Economia, referentes ao Brasil.
O volume II de Brasil, a terra e o homem, a exemplo do que o antecedeu, representa um marco efetivo e inestimável na evolução cultural brasileira. Daí o justificado orgulho com que o entregamos ao público brasileiro.
Sobre a capa: Quadro a óleo de autoria de Modesto Brocos y Gómez (1852-1936), pintor nascido na Espanha, mas naturalizado brasileiro, por haver-se radicado desde moço em nosso país. Representa os tipos étnicos fundamentais da nacionalidade brasileira.
"Lá está a velha africana, para aqui trazida como escrava, e sua filha, produto mestiço do cruzamento com um branco. Esta, por sua vez, cruzada com o português, que se encontra sentado na soleira da porta, retém, nos braços fortes, o seu pequeno rebento, criança que já pertence à raça branca." (Francisco Acquarone, Primores da Pintura no Brasil, vol I.)
"Modesto Brocos era espírito culto, curioso. Artista de probidade irretorquível, deixou trabalhos que lhe atestam o poder de observação, de análise da vida e do meio." (José Maria dos Reis Júnior, História da Pintura no Brasil, 1944.)
Edição da
Companhia Editora Nacional
e da
Editora da Universidade de São Paulo.