BRASIL
A terra e o homem
Esta obra constitui a realização, em alto nível, de uma aprofundada e inédita síntese a respeito do país: as bases físicas, a vida humana, a vida agrícola, a vida industrial e a circulação das riquezas, as regiões brasileiras.
Para a consecução integral desse notável objetivo, planejou o Professor Aroldo de Azevedo, ex-Diretor do Instituto de Geografia da Universidade de São Paulo, um trabalho de vulto: cinco grandes volumes, profusamente ilustrados, - que inauguram uma nova série da Brasiliana, a de "Formato Especial", - versando os aspectos gerais da geografia brasileira, e outros cinco abordando a Amazônia e o Centro-Oeste, o Meio-Norte, o Nordeste, o Leste e o Sul do Brasil.
Dificilmente um só homem poderia realizar, com êxito, trabalho de tamanha envergadura, abrangendo tantos e tão importantes aspectos da realidade brasileira, o que levou seu planejador a mobilizar um selecionado grupo de colaboradores. Para os volumes iniciais, nada menos que 30 especialistas de São Paulo, da Guanabara, do Nordeste, todos credenciados por títulos universitários e por estudos de repercussão nacional e internacional, reuniram-se numa equipe perfeitamente à altura do notável empreendimento.
Exposição clara e fundamentada, abundante bibliografia geral e específica, documentação fotográfica e cartográfica cuidadosamente selecionada, caracterizam uniformemente os diferentes capítulos, que se sucedem numa sequência lógica e harmoniosa.