Segunda viagem ao interior do Brasil: Espírito Santo

PREFÁCIO

Meu caro amigo.

Muito agradeço ao seu cavalheirismo o me haver proporcionado a leitura das páginas de "Saint-Hilaire", relativas ao Espírito Santo e traduzidas pelo meu ilustre amigo.

Saint-Hilaire foi, como julgou o Visconde de Taunay, um dos maiores e mais úteis amigos do Brasil, botânico ilustre, viajante tão verídico quanto minucioso, que percorreu, durante seis anos, muitas províncias do Império, centrais e do litoral até a Cisplatina. Esse juízo do autor da Retirada da Lagunaestá vinculado no espírito de quantos estudam e estudaram a nossa História.

Merece francos aplausos o seu trabalho e aqui registro os meus.

Com razão observa Rodolfo Garcia, grande sabedor de nossas coisas, que os seis volumes de Voyages dans l'interieur du Brésilsão indispensáveis em qualquer biblioteca brasileira. E traduzidos com o escrúpulo mantido pelo meu amigo, seguindo o exemplo de outros que meteram ombros a igual tarefa, assim o desse jovem e competentíssinto David A. da Silva Carneiro, quanto ao Paraná, as narrativas do Saint-Hilaire terão maior divulgação.

Seu trabalho, pois, oferece duplo aspecto valioso, impondo-se ao reconhecimento dos estudiosos, principalmente e benemeritamente dos estudiosos de nossa terra.

Max Feiuss

Segunda viagem ao interior do Brasil: Espírito Santo - Página 9 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra