Santo Antonio de Jacutinga
Brasil e quando, em dado distrito, há número suficiente de habitantes, forma-se uma paróquia.
Como as vendas estão dispersas à margem dos caminhos, cada proprietário tem sempre alguma igreja ao alcance. Não havia pois razão para que um grupo de casas se edificasse em torno da capela mais do que em outro lugar. Não se dá o mesmo em Minas. Ali, as habitações muito distam umas das outras, e a igreja, onde quer que a colocassem, ficaria sempre muito afastada da maioria dos paroquianos. Além da moradia habitual, cada proprietário rural quis ter perto do templo uma casa onde a família pudesse descansar da longa caminhada a que era obrigada para assistir ao serviço divino, receber os amigos ou tratar de negócios no único dia em que se ajuntam os moradores. Os mercadores, taberneiros, operários procuraram acercar-se do lugar onde se reuniam os sitiantes e assim nasceu a maioria das aldeias.
Paróquia de Santo Antonio da Jacutinga, a quatro léguas do Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 1822. A estrada é um pouco menos uniforme, mas atravessa inúmeros brejos, principalmente na paróquia de Santo Antonio.
À medida que o viajante se afasta de Inhaúma, escasseiam as casas, tornam-se as vendas mais raras, há menos terrenos cultivados, são os bosques mais frequentes, nota-se enfim a aproximação