Zoogeografia do Brasil

Tal fato pode ser atribuído a duas causas: nenhum animal é bastante hábil em sua organização para poder suportar os limites extremos das condições de ambiente que encontramos no mundo; e quase todos tendem, no curso de sua evolução, a tornar-se mais ou menos especializados para a vida em limites muito restritos, especialização proporcional à própria eficiência.

A água é indispensável a todos os seres vivos, entrando na constituição de muitos invertebrados pelágicos, (salpas, águas-vivas, vários moluscos pterópodes), em altíssima proporção (superior a 80°). Alguns animais inferiores (tardigrados, rotíferos, certos nematódios) suportam, o dessecamento quase completo, passando ao estado de vida latente, para tornarem-se novamente ativos quando seus tecidos se embebem da proporção necessária de água.

Mas se o meio líquido condiciona, só por si, comunidades faunísticas (e florísticas) especiais, teremos a considerar, no mesmo, a proporção de sais em solução, não só para os animais estritamente

Zoogeografia do Brasil - Página 22 - Thumb Visualização
Formato
Texto