tendo essa palavra se convertido em sinônimo de bengalas ou cacetes destinadas a aplicar bordoadas, quando sejam de madeira resistente. "Meter-lhe a Piúva", "Aplicar-se a Piúva", são frases que, na boca do paulista do povo e até de muito paulista fidalgo, têm o valor sinonímico de "Meter-lhe ou aplicar-lhe a bengala ou o cacete", embora o cacete ou a bengala seja de qualquer outra madeira que não o - Ipê, Ipeúva ou Piúva.
ACÚ. Partícula que entra na composição de diversos termos tupi-guaranis com a acepção de febre, que muitos traduzem quente e, mais propriamente, - veneno -; Acú, veneno, Chrestomathia da Lingua Brasilica, pág. 135; Acú, quentura, calor ardente, O Tupi na Geographia Nacional, 2ª edição, pág. 198; - Yacuba, água venenosa, Tradições e Reminiscencias Paulistanas, pág. 146; - Tacuba, febre, Glossaria Linguarum Brasiliensium, pág. 87; - Tacubay, água que produz febre, dizem também os nossos contemporâneos caauás, do município de Itanhaém. Ainda pela Chrestomathia da Lingua Brasilica, pág. 7, y Guacub, significa - água quente.
Acú era o nome de uma nascente, de um fio de água até há 30 anos existente no encontro da rua Brigadeiro Tobias com a ladeira de Santa Efigênia, em São Paulo, estancada em novembro de