Amazônia - a terra e o homem

bacia amazônica uma perfeita ditadura política e administrativa", assentaram-se as bases da população amazonense, resguardando-se o sangue indígena e preservando-o da infiltração etiópica.

Foi a política pombalina, ao menos pelo arbítrio de Mendonça Furtado e seus parentes, que, com a dominação da Capitania, fez essa obra de quase exclusão do sangue negro, na preparação do elemento povoador do Amazonas.

Mello Povoas, sobrinho daquele e seu sucessor na administração da Capitania, estimula os casamentos mistos, com exclusão legal do negro. Eis o depoimento: "Para tirar aos brancos e aos índios todo o pretexto de contágio com a outra raça, um decreto régio declara infames os que se casem com as negras, ou vice-versa, as mulheres brancas e as índias que se ajuntem aos negros". (B. M., op. cit., pág. 10).

Prova-se, com esse documento, que a eliminação do negro na formação da gente amazônica, não resultou apenas do reduzido afluxo etiópico, mas também, em grande parte, do retraimento dos outros elementos, fugindo ao contato da raça condenada pelas leis pombalinas.

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