legítima doutrina — a das interações, das relações recíprocas entre o homem e o meio.
A terra já não é o "suporte rígido" de Ratzel a agir sobre um ser indiferente, passivo e inerte; nem se trata de um fator dinâmico a atuar sobre um elemento estático: é um agente natural em jogo com outro agente natural.
A natureza não jaz imutável: modifica-se sob a atividade humana. O homem progride e se aperfeiçoa no amanho da terra, a princípio, exclusivamente com a mão e, depois, com a ajuda da máquina.
Desenvolvendo sua atividade sobre dado solo, dentro de dado meio, sob dadas influências atmosféricas e meteóricas, as ações do homem provocarão reações, ou melhor, ações recíprocas, desse solo, desse meio, dessas influências.
O homem primitivo apropriara-se da natureza, instalando-se na caverna; o homem histórico constrói a sua habitação. O primeiro apodera-se da obra da natureza; o segundo faz uma segunda natureza, faz o seu ambiente.
O homem pré-histórico utiliza-se da natureza primitiva quase sem modificá-la: era então maior a ação do meio exterior sobre o meio interior. O