Amazônia - a terra e o homem

Fazendo a síntese das linhas de composição anatômica do corpo humano, que dão ao indivíduo suas "características morfológicas essenciais", conclui Viola que dependem da composição morfológica, por fatos de correlação, as aptidões funcionais, as tendências fisiopatológicas, as predisposições individuais. Assim consolidou ele a sua doutrina das "constituições individuais".

Operava-se desse modo uma reação contra a morfologia pura, estritamente anatômica. Correlacionando-se o anatômico com o fisiológico, mais logicamente encaminhavam-se tais estudos do domínio estático para o dinâmico.

Da anatomia à fisiologia fora dado um grande passo; da fisiologia à psicologia, menor passo teria que ser dado. Passava-se da estrutura à função, pelo critério unitário e correlacional.

Baseados na "teoria das constituições" de Viola, Nicola Pende e sua escola fundam a biotipologia. É o estudo do homem-indivíduo, oposto ao homem-espécie. "É a ciência do tipo humano vital", ou melhor, a ciência dos biotipos humanos. O biotipo é uma síntese somático-psíquica. É "a correlação entre soma e psique",

Amazônia - a terra e o homem - Página 60 - Thumb Visualização
Formato
Texto