Viagem às nascentes do Rio São Francisco e pela província de Goiás 1º v

regato que corre em sentido contrário ao do Rio Piabanha. A habitação de Boa Vista da Pampulha é mais elevada que Sumidouro, que, entretanto, é mais próximo três léguas da cadeia marítima, e, por conseguinte, mais afastado do vale do Paraíba; em seguida, porém, dessa habitação até o rio, desce-se de modo sensível (28)Nota do Autor.

As únicas fazendas um pouco consideráveis que se encontram entre Boa Vista da Pampulha são a de Governo, onde pousei, e a de Cebola(29) Nota do Autor, cujo terreiro, muito vasto e rodeado por numerosas construções, é atravessado pela estrada.

Indo de Boa Vista para Governo, distraí-me interrogando alguns negros de Benguela que encontrei no meu caminho. Disseram-me que no seu país se cultiva a terra como no Brasil, que lá se cortam as matas e se as incendeiam, sendo esse o trabalho dos homens, e em seguida, as mulheres e crianças plantam e fazem a colheita. A semelhança das práticas seguidas em Benguela com as adotadas pelos brasileiros não deve, todavia, fazer supor que, em agricultura, os negros, bárbaros e escravos, tenham sido, necessariamente, os mestres dos portugueses mais civilizados. Quando estes chegaram à América, encontraram o método atual de cultivar em uso entre os índios, e provavelmente a estes e não àqueles é que se devem as honras da invenção(30) Nota do Autor. Mesmo, porém, que os portugueses

Viagem às nascentes do Rio São Francisco e pela província de Goiás 1º v - Página 23 - Thumb Visualização
Formato
Texto