Homens e fatos do meu tempo

As linhas principais do plano que esbocei definem-se pela formação do patrimônio pecuniário da instituição e pela criação do Conselho Universitário, com o que acredito assegurar às escolas de ensino superior, existentes nesta Capital, bem maiores possibilidades de vida e florescimento do que aquelas que lhes têm permitido os seus fracos recursos até agora ao seu alcance.

Com esta minha iniciativa, creio ir ao encontro de uma das imposições da consciência mineira, qual a da existência eficiente e prosperidade segura de institutos que, votados ao ensino superior, estejam na altura das aspirações civilizadoras e progressistas do povo de Minas Gerais.

Apraz-me assinalar, que eu vos concito ao estudo e à solução de tão relevante assunto, — o qual relembra um dos ideais dos heróis da Conjuração Mineira, — no justo momento em que se celebra o centenário do grande feito que foi a criação dos cursos jurídicos em nossa pátria, de tal arte me sendo facultado concorrer para o maior realce de tão gloriosa data.

Apresento-vos os protestos do meu mais alto apreço".

Projeto.

Art. Fica o Presidente do Estado, desde já, autorizado a constituir patrimônios, cujos rendimentos, respectivamente, de 200:000$, 300:000$ e 600:000$, auxiliem a manutenção da Faculdade de Direito, da Escola de Engenharia e da Faculdade de Medicina, todas com sede na Capital do Estado.

Parágrafo único. Para esse fim, poderá decretar

Homens e fatos do meu tempo - Página 294 - Thumb Visualização
Formato
Texto