Farias Brito; o homem e a obra

29º — A moral utilitária. Precedentes históricos. A última fase do utilitarismo: a moral utilitária de Stuart Mill e a moral evolucionista de Herbert Spencer.

30º — Outros sistemas contemporâneos: Schopenhauer, Renouvier, Secretan, Fouillée, Guyau, Levy Bruhl.

31º — O sistema socialista. Socialismo romântico e socialismo científico. As duas formas extremas do socialismo moderno: anarquismo e coletivismo.

32º — Impossibilidade de uma solução do problema moral sem uma concepção dogmática da natureza. Necessidade de um dogmatismo novo em face da dissolução contemporânea do dogmatismo tradicional.

33º — Improcedência do dogmatismo materialista hoje renovado sob a denominação da teoria da evolução. Renovação do ponto de vista de Sócrates: homem, conhece-te a ti mesmo.

34º — Solução do problema moral pela concepção do mundo como atividade intelectual. O mundo como manifestação exterior do pensamento; o conhecimento como fim da evolução universal: a verdade como ideal da conduta.

35º — Considerações especiais sobre a questão da liberdade. Importância magna desta questão. A liberdade como condição da ordem moral.

36º — Aparente antinomia entre a liberdade e a lei. Explicação pela insuficiência das teorias da liberdade. Teorias negativas: negação antiga — fatalismo; negação moderna — determinismo.

37º — Exame especial da teoria determinista: determinismo físico ou científico; determinismo psíquico.

38º — Apreciação da verdadeira significação do determinismo moderno. O determinismo como negação da liberdade. Improcedência desta solução negativa. Possibilidade de uma solução positiva do problema da liberdade.

Farias Brito; o homem e a obra - Página 332 - Thumb Visualização
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