indicação de referência de Euclides, encontrou na 2ª edição das Espumas Flutuantes de Castro Alves, versos de Pimenta da Cunha, ao gosto do tempo, dedicados ao poeta.
Aos três anos está órfão de mãe. Na sua vida, predestinada a sofrimentos, foi este o primeiro. Em companhia de uma única irmã menor, vai para Teresópolis, aos cuidados de D. Rosinda de Gouveia, sua tia, que veio a falecer em 71.
Transfere-se para Ponte Nova, Província do Rio, confiado a outra tia, D. Laura Moreira Garcez, e daí, quando chegou a época de estudos, para São Fidelis, a pitoresca cidade à margem do Paraíba.
Nas confissões que se fazem, mesmo as mais célebres, as de um Santo Agostinho, de um Rousseau ou de um Benevenuto Cellini, há certamente muita reflexão da idade adulta, sendo difícil, senão impossível, destramar depois os fios diversos que vêm da infância.
Em Euclides, entretanto, é certo que haviam de lhe marcar traços fundos estas mudanças contínuas, à custa de perdas sensíveis de entes queridos, ao lado das impressões de paisagens naturais de beleza singular, sobretudo esta escultural serra dos Órgãos.
A Lúcio de Mendonça, em Teresópolis, diz ele: "A encantadora vila forma o cenário mais longínquo das minhas recordações e saudades". A Machado de Assis, escrevendo para Friburgo: "O Sr. está numa cidade que eu vi na mais remota juventude