A glória de Euclides da Cunha

A escola era feita antes de um curso completo de ciências a que algumas disciplinas e a organização geral davam tom militar.

De outro lado a Abolição já se encaminhava por uma linha de maior declive, em que nada mais a deteria.

Eram característicos do movimento a emancipação do Ceará e as alforrias em vários lugares, além da ação decisiva por todo o país — da atividade dos alunos da Politécnica, Rebouças à frente, à atuação do grupo de Luiz Gama em São Paulo, dos tópicos de Joaquim Serra aos artigos de Rui Barbosa, da palavra ática de Nabuco ao verbo vulcânico de Patrocínio.

Euclides levava uma boa cultura geral, inteligência viva e penetrante, de altivez selvagem e quase indomável, mas sempre generoso e nobre. Não se notabilizou entre os da sua turma, que contava entre outros Rondon e Tasso Fragoso. O seu temperamento retraído e taciturno isolava-o dos colegas. Aprazia-lhe contemplar sozinho a grandeza ciclópica das montanhas que emolduram aquele recanto da Praia Vermelha, quase sempre vestido de uma blusa de azulão folgada, cabelos corredios atirados para trás, fronte escampa, olhos penetrantes e vivíssimos, contemplativos e sonhadores. Dentro das formas e das ordens do dia, sentia-se canhestro

A glória de Euclides da Cunha - Página 33 - Thumb Visualização
Formato
Texto