A glória de Euclides da Cunha

sentimentos que ambos tributamos à República uma diferença enorme. S. Ex.ª tem por ela um amor tempestuoso e cheio de delírios de amante; eu tenho por ela os cuidados e a afeição serena, de um filho. O futuro dirá quem melhor cumpriu o seu dever".

Cumpriu o seu dever, mas ficou daí por diante suspeito aos amigos da legalidade. A sua situação tornou-se mais penosa com a prisão do sogro, General Solon.

É afastado dos postos de confiança. A Floriano tem a coragem de dizer: "não sou seu partidário, o Sr. defende a legalidade e em estou com ela, apenas isto".

Terminada a revolta, no Rio, é enviado para Campanha a fim de construir um quartel. Estava totalmente desquitado do exército, que abandonaria pela segunda vez, em julho de 1896, agora voluntariamente. Volve à engenharia civil, nomeado engenheiro-ajudante de 1ª classe da Superintendência de Obras do Estado de São Paulo em setembro de 1896. No escritório de Gonzaga de Campos, ao lado de Teodoro Sampaio e Bueno de Andrada, apropria-se dos elementos necessários ao exercício da nova atividade, na qual ia encontrar o mesmo desencanto, agravado pela instabilidade, através de longas e penosas viagens.

Em 1896 irrompe o movimento de Canudos, a princípio local, em pouco perigo nacional. O governo

A glória de Euclides da Cunha - Página 41 - Thumb Visualização
Formato
Texto