Do Guaíra aos saltos do Iguaçu

com muita habilidade entre os índios tomás, chegando são e salvo com os seus companheiros ao vale do Paraguai, depois de ter passado pelos campos de Piratininga e, desviando para sudeste, atravessando o rio das Cruzes, transposto e navegado o Tibagí pouco além da foz do Iapó, atravessado o sertão entre os rios Tibagí e Ivaí navegando o Piquirí e transposto o Paraná perto das Sete Quedas.

"Acolhido benevolamente pelos paraguaios, dentro em pouco conquistaram inteira confiança da tribo, conseguindo Garcia dois mil índios para continuar a exploração das terras ocidentais".

Com tal exército demandou os Andes, invadindo "o Peru e terras sujeitas aos reis Incas com cujos vassalos pelejou e adquiriu muitos despojos de prata, roupas e vários objetos, segundo a representação que fez o Cabildo de Tucuman ao Governador de Buenos Aires, em 6 de abril de 1752, e cuja cópia está registrada na Secretaria do Governo de São Paulo, declara Azevedo Marques nos seus Apontamentos Históricos e Geográficos".

De regresso os quatro portugueses, com muitos índios carregados de despojos, por não enfrentarem com o exército numeroso

Do Guaíra aos saltos do Iguaçu - Página 132 - Thumb Visualização
Formato
Texto