Do Guaíra aos saltos do Iguaçu

História do Brasil, que os jesuítas fundaram na extensa região compreendida entre o Iguaçu ao sul, o Paranapanema ao norte, e a leste o Paraná (contidos da parte oriental pelos primeiros povoadores portugueses) ao certo que não está feita ainda para que se tenha uma ideia precisa do vasto plano que por ali delineava a insigne Companhia que tão notável papel teve na história da civilizacão americana.

As missões de Guaíra, continua, sem dúvida estavam em caminho de fazer-se o império formidável que no tempo se chegou a temer, mas nada valiam, quando foram destruídas, se as compararmos com aquelas outras que depois estabeleceram os jesuítas mais para o sul (Uruguai) na zona não menos magnífica onde se foram refugiar.

"Aquelas é que constituíram o que se pode chamar uma verdadeira república, de natureza puramente teocrática, revestindo características e assentando sobre bases que, com pouco mais, lhe dariam atributos e sólidas condições de Estado soberano".

"Se tudo o que fizeram os padres nas do Uruguai, diz adiante o grande historiador, que aliás admira a obra da catequese jesuíta, pôde ser pressentido nas missões

Do Guaíra aos saltos do Iguaçu - Página 147 - Thumb Visualização
Formato
Texto