Cartas ao irmão

Antônio Rodrigues Pereira, na mocidade, teve os seus casos amorosos. Parece que isso era uma herança a muitos da mesma família; assim como o eram, igualmente, inteligência e capacidade de agir com franqueza e lealdade, resultando disso o elevado conceito e acatamento que gozavam no seio da sociedade.

O coronel Antônio Rodrigues Pereira foi exemplar chefe de família, político honesto e leal. Sempre deferiu trato lhano aos seus adversários políticos.

Numerosos documentos comprovam esse julgamento. Todavia, para que se possa melhor julgar a sua conduta, transcrevemos as cartas abaixo, dirigidas a seu filho Washington:

"Meu filho

Acuso o recebimento da tua de 16 do corrente, que muito estimei por saber de tua saúde, da Isabelinha e dos meninos.

A 7 de outubro p. f. hão de os animais saírem daqui e devem aí chegar a 15.

Hoje fez-se aqui uma conciliação com os conservadores, dividindo os eleitores em partes iguais, e acabando com a intriga que trazia este município em completa desordem, prometendo fidelidade recíproca.

Acho boa, especialmente para as vantagens do lugar.

Tenho esperanças de que os conservadores daqui votem no Lafayette.

Tu entras na chapa de eleitores; cumpre que não faltes no colégio. A chamado do nosso bom amigo Bandeira, vim a esta cidade, e em sua casa reuniram-se os liberais e conservadores, e concordaram na liga quanto a eleitores.

Todos da casa estão bons.

Não deixe de trazer o menino, que estamos muito saudosos dele. Queluz, 27 de setembro de 1876.

Teu pai amante

Antônio."

Cartas ao irmão - Página 177 - Thumb Visualização
Formato
Texto