Cartas ao irmão

tomar parte no seu ministério, eu recusei formalmente o convite. Repugnava antes de tudo à minha índole ser ministro de Estado; eu preferia viver na sombra, entregue aos estudos de minha predileção, a ter uma parte ativa na política do meu país; mas, quando esse honrado estadista me declarou que a situação nascia para a eleição direta, que a eleição direta não só seria o pensamento capital do ministério, como era ainda a razão que determinava a sua existência, foram-se-me as hesitações, e eu aceitei uma pasta, na convicção de que não me negava a mim mesmo, mas ia pôr-me no serviço de uma ideia, cuja realização importaria restituir à nação o governo de si mesma. Eis a razão por que tenho a honra de fazer parte do Gabinete de 5 de janeiro de 1878. Direi, pois, aos trabalhadores do Senado que estou no ministério porque o pensamento capital do ministério é a eleição direta, porque a eleição direta é o governo do país pelo país, porque o governo do país pelo país é a plena democracia."

Não concluiu Lafayette o seu discurso sem uma farpazinha picante. Um senador tinha invocado, dias antes, contra o ministro da Justiça, uma máxima erradamente atribuída a Machiavello. Observou Lafayette: "Essa máxima não é de Machiavello. Machiavello era homem de boas letras clássicas, e pois, não exprimiria o seu pensamento em um latim tão bárbaro e incorreto."

Em toda a sessão de 1879 teve Lafayette de arrostar os seus adversários, numa luta de frequentes escaramuças. Afrontava os seus agressores com dignidade, mas sem violência e sem acrimônia. Se alguma vez empregava "as tintas mais inflamadas do pincel de Tácito", de regra fulminava o contrário com os lampejos instantâneos da sátira, que lhe aflorava aos lábios desfeita num sorriso. A Martinho Campos, que invectivara o ministério com exaltação e veemência, revidou com estas rápidas palavras: "Pelo que me diz respeito, vendo o nobre deputado no comando desta campanha, eu me tranquilizo, porque há tristes anos S. Ex. comandava batalhas políticas e as tem perdido todas." Conta Sancho Pimentel que assistiu na Câmara a um incidente, que não apareceu nos anais: o mesmo Martinho Campos perguntava a Lafayette, com azeda rabugice,

Cartas ao irmão - Página 229 - Thumb Visualização
Formato
Texto