de que meios se servira para subir tão depressa aos conselhos da Coroa. \"Subi\", redarguiu Lafayette, \"montado em dous livrinhos de Direito\". De outra feita rudemente interpelado pelo senador Diogo Velho, em rajadas de cólera, acerca das suas convicções políticas, Lafayette repeliu a ofensa com uma simples citação latina: \"Senhores, respeito este recinto, e, por única resposta ao honrado senador, limitar-me-ei a repetir-lhe este hemistíquio do poeta Aulo Pérsio: — \"puer sacer est locus, extra...\" Dias depois, ou fosse que realmente lhe tivesse escapado o verso do famoso satirista, ou fosse que lhe não percebesse na ocasião o sentido, Diogo Velho voltou à carga, declarando que o ministro da Justiça começara o seu discurso em voz tão surda e havia tal sussurro na casa, que lhe não pudera ouvir senão uma ou outra palavra sem nexo... E despejou segunda fuzilaria contra Lafayette, increpando-o de trazer o barrete frígio na algibeira da casaca de ministro. Eram tão insistentes no Senado os golpes que investiam o ministro da Justiça, que Lafayette por último já os deixava sem réplica: \"À tenacidade dos nobres senadores oponho a tenacidade do meu silêncio.\" E pedia aos seus antagonistas que dessem outro rumo aos debates parlamentares:
\"O Partido Conservador representa os direitos da tradição, os direitos da história; o Partido Liberal representa os direitos da filosofia, da razão e da liberdade humanas. A lista entre um e outro partido é consequência natural da antinomia de suas ideias; lutemos, pois, senhores, e lutemos com energia, com o calor das grandes convicções, porque, para cada um de nós, o partido é a pátria. Mas nessa luta, que é a luta pelo governo, o maior emprego das faculdades humanas, como dizia Guizot, substituamos o ódio pela justiça, a cólera pela paciência, a intolerância pela equidade, porque o ódio, a cólera e a intolerância nada ainda fizeram de grande, de sólido e de perdurável.\"
Lafayette, antes de ser ministro, deputado e senador, nunca fora homem de tribuna. Fez-se, no entanto, insigne orador, desde o primeiro dia em que compareceu à Câmara para falar. A sua eloquência tinha dous aspectos opostos: o do