Viagem ao Tapajós

À uma hora em canoa da embocadura, apresenta uma grande queda, a cachoeira dos Americanos, assim chamada por ter sido aí que americanos do norte estabeleceram, há já vários anos, uma serraria, a respeito de cujos resultados não me sabem dizer grande cousa.

- Os americanos - dizem-me - fizeram uma grande escavação... encontraram ninguém sabe o que... foram embora e não voltaram mais! ...

Na altura da enseada começam os primeiros campos de certa extensão. Do igarapé Itapeua ao do Primoto, há os de ótima qualidade, onde J. L. Cardoso, do Chacorão, mantém um rebanho de uma centena de cabeças bovinas. Defronte, na ilha do Tapucú, há também campos que se prestariam admiravelmente à pecuária. Sem falar nos que, sendo medíocres, se estendem sobre a margem direita, do canal do ltapucú à ilha de Goiana.

Esta - ou mais propriamente, a enseada de Goiana, entre a ilha do mesmo nome, a terra firme e a ilha de Lauritânia - é, no presente, como forçosamente será sempre, o "terminus" da navegação livre do baixo Tapajós.

É que, tão depressa se transponha a Goiana, se apanham, desde a ponta inferior da Lauritânia, as primeiras correntezas da cachoeira do Maranhãozinho. E, a partir desta, não há mais que cachoeiras, travessões, saltos, bancos, até as fronteiras, e mesmo, até o coração de Mato Grosso.

Para baixo das duas ilhas é o rio livre, acessível aos vapores; para cima é obstruído, cabriolando

Viagem ao Tapajós - Página 27 - Thumb Visualização
Formato
Texto