Tratados da terra e gente do Brasil

e também serve para feridas, e as seca logo. E também fazem muitas galantarias pelo corpo, braços, e perna, com este óleo, pintando-se.

Moxerecuigba – Esta árvore se acha no sertão nos campos; é pequena, dá uma fruta do tamanho de laranja, e dentro dela tem umas pevides, e de tudo junto fazem um azeite para se untarem; a casca serve para barbasco dos peixes, e todo animal que bebe da água donde se deita morre.

Aiuruatubira – Esta árvore que é pequena dá uma fruta vermelha, e dela se tira um óleo vermelho com que se untam os índios.

Aiabutipigta – Esta árvore será do comprimento de cinco, seis palmos; é como amêndoas, e preta, e assim é o azeite que estimam muito, e se untam com ele em suas enfermidades.

Ianipaba – Esta árvore é muito formosa, de um verde alegre, todos os meses muda a folha que se parece com folha de nogueira; as árvores são grandes, e a madeira muito boa, e doce de lavrar; a fruta é como grandes laranjas, e se parece com marmelos, ou peras pardas; o sabor é de marmelo: é boa mezinha para câmaras de toda ordem. Desta fruta se faz tinta preta, quando se tira é branca, e em untando-se com ela não tinge logo, mas daí a algumas horas fica uma pessoa tão preta como azeviche; é dos índios muito estimada, e com esta fazem em seu corpo imperiais gibões, todos golpeados, e dão certos riscos pelo rosto, orelhas, narizes, barba, pernas, e braços, e o mesmo fazem as mulheres, e ficam muito galantes, e este é o seu

Tratados da terra e  gente do Brasil - Página 63 - Thumb Visualização
Formato
Texto