veio a debilitar-se tanto, que outra vez o recurso dos ares sertanejos lhe foi imposto. Recobrando a saúde, em 30 de novembro de 44 realizou-se o seu casamento com D. Clélia, em Curralinho, onde continuou a morar, até que em fins de 45 vieram ter a Cabaceiras, fazenda de criação, a meia légua da margem do Paraguaçu, de posse da família da esposa.
O BERÇO
Indo de São Félix ou Muritiba, caminho de Santo Estêvão de Jacuípe, a quatro léguas de distância, encontra-se o Tabuleiro de Pindoba, vasta planície na qual se acha situada a fazenda Cabaceiras, perto do porto do Papa-gente, no rio Paraguaçu. A vegetação rasteira é salteada por uricuris e cactos mandacaru, além de umbus e cajueiros, estendidos pela campina, até as matas fechadas das vertentes da Serra do Aporá, do lado do poente, que num abraço encerra deste lado a paisagem.
Aí, nesta esplanada, a frente para o nascente, ergueu-se a casa rústica da fazenda, hoje totalmente arruinada, que foi o ninho de Castro Alves. Simples, tosca, modesta, de telha vã e atijolada, amplo avarandado na frente, duas salas separadas por um vestíbulo ou alpendre, que dava entrada para a sala de jantar, com a qual comunicavam dois quartos laterais,