Castro Alves - o poeta e o poema

tempo, que possuía o seu colega da faculdade, o anatomista Dr. Jonathas Abbott. Dessa paixão resultou fundar na Bahia, em 56, a Sociedade das Belas Artes. No lar essa influência se exercia na educação artística que deu aos filhos, inclinados ao desenho, à pintura, à música, ao canto, às letras, favorecendo disposições de natureza que seriam consagradas.

FORA DO LAR

Os jovens Castro Alves começaram os seus estudos em 56 no Colégio Sebrão, então onde foi também depois Colégio Florêncio, entre o cimo das ladeiras da Montanha e da Conceição, e a atual Praça Castro Alves.

Havendo sido fundado em 58 o Ginásio Baiano pelo Dr. Abílio César Borges, depois Barão de Macaúbas, no Barbalho, foram dos seus primeiros alunos os jovens José Antônio e Antônio, então de 12 e 11 anos de idade, que iam cursar preparatórios, pelo método novo de ensino seriado e simultâneo de várias disciplinas, consagrado recentemente pela pedagogia. Além desse progresso, Abílio Borges, amoroso das boas letras, reunia como docentes os homens mais notáveis da Bahia e entre alunos estimulava as faculdades literárias e a produção precoce desses naturais poetas e oradores incipientes, nas festas cívicas, oiteiros, saraus,

Castro Alves - o poeta e o poema - Página 32 - Thumb Visualização
Formato
Texto