Castro Alves - o poeta e o poema

para distribuição de prêmios: bastam dois destes, que vingaram na celebridade, Castro Alves e Rui Barbosa, para lembrança honrosa dessa tentativa de educação artística.

Pouco depois, mudava-se o "Ginásio" para os Barris e os alunos ficavam internos. D. Clélia, de saúde sempre precária, faltou-lhes para sempre, falecendo nesse ano de 59. José Antônio revelou então, assustadoramente, a sensibilidade mórbida, prenúncio de crises mais graves, tentando o suicídio, procurando atirar-se de uma janela à rua.

Nesse tempo, descreve Carneiro Ribeiro, o filólogo baiano, que foi seu professor no "Ginásio", a Castro Alves: "muito verde em idade, muito afável, de índole benévola, fisionomia por extremo simpática, olhos grandes quase à flor do rosto, fronte alta e espaçosa; estimadíssimo no colégio por diretor, professores e condiscípulos, alguns dos quais lhe chamavam Cecéo, nome que lhe dera a família". (1)Nota do Autor O talento poético já se revelara nessa tenra idade. Conta ainda Carneiro Ribeiro (2)Nota do Autor que, em aula de latim do Padre Turíbio Tertuliano Fiuza, o aluno pedira licença para em

Castro Alves - o poeta e o poema - Página 33 - Thumb Visualização
Formato
Texto