Pequena história das artes plásticas no Brasil

Origens

A arte brasileira nasceu do elemento aborígene. Sem velhas civilizações como as do Peru e do México, ressurretas ainda contemporaneamente, tinha de surgir na espontaneidade ingênua do próprio rudimentarismo.

A manifestação da arte dos índios não podia deixar de ser a arquitetura, como expressão da imperiosa necessidade de abrigo ou de repouso na morte e a qual serviu de base a pesquisas dos estudiosos sobre o homem pré-histórico. A arte repontou das cavernas, das habitações rudes e primitivas de que nasceu a arquitetura. Da necessidade de defesa criou o silvícola o primeiro teto e o túmulo.

Não se preocupando com a decoração da moradia, revelou gosto artístico, destacando-se na arte plumária, em que fixou primores, fazendo do mesmo passo armas guerreiras, instrumentos sonoros e utensílios domésticos, assim como mostrou evidente inclinação para a música, a dança e o canto. Desconhecendo o metal, fabricou os seus artefatos com madeira, osso, pedra e argila.

Vendo-se a arte plumária dos nossos silvícolas, avalia-se bem o grau de inteligência que possuíam e se encontra justificação à simpatia que os sábios e indianos tinham, por exemplo, pelos tupis, caribas e nuaruaques.

Pequena história das artes plásticas no Brasil - Página 24 - Thumb Visualização
Formato
Texto