Durante trinta e seis anos, desde o regresso aos penates até à morte, continuou pintando e variando os mesmos temas pernambucanos, com a retina inundada de luz tropical.
Post faleceu na mesma terra de nascimento, em 1680.
De Eckhout, (1) Nota do Autor "o mais antigo e ilustre pintor da natureza humana", a história não guarda muita cousa, pensando-se que tenha sido discípulo de Rembrandt. Recordam-no, porém, os trabalhos de importância documental etnográfica e as pinturas de natureza morta. O Instituto Histórico possui seis cópias de quadros seus, representando tapuias, um tupi, dança tapuia, mulata e mulher tupi.
Zacharias Wagner, natural de Dresde, partiu para o Brasil aos vinte anos, engajado na marinha, tendo sido aproveitados por Nassau os seus serviços de calígrafo e desenhista.
Nassau conseguiu quanto pôde da capacidade de Wagner, mandando-o pintar animais, plantas, costumes e paisagens.
De volta à Holanda publicou o Tierbuch, excelente códice contendo desenhos iluminados, para os quais aproveitou croquis seus e dos companheiros, levados do Brasil. Depois de exercer várias missões, faleceu em Amsterdam como vice-almirante da frota holandesa, em 1868.
Sempre que se estuda o período da dominação, alude-se à existência de possíveis alunos dos pintores batavos, não só em Pernambuco como na Bahia,