Os de Fora
José Boscagli
Dos artistas que vieram de outras terras e se integraram no nosso meio, vivendo em comunhão espiritual e fraterna conosco, imperdoável seria esquecer o italiano José Boscagli. Retratista e paisagista, quando o vimos foi após uma longa permanência nos sertões de Goiás e Mato Grosso, em companhia do intrépido sertanista Candido Rondon.
Boscagli trazia de lá uma série de documentos inestimáveis ao estudo da etnografia, representados nos retratos de índios parecis e nhambiquaras, que o soldado-catequizador ia atraindo à civilização. Pintados com boa técnica, interpretados com fidelidade, esses trabalhos valem, sobretudo, como fixação característica da fisionomia desta ou daquela tribo, com os seus costumes pitorescamente originais.
Brasileiros e estrangeiros sabem levar em conta o valor da obra de José Boscagli, adquirindo-lhe telas para galerias e museus científicos.
O operoso artista tem realizado várias exposições, mostrando ao lado dos seus aborígenes, paisagens e retratos que são do pincel de um verdadeiro pintor.