CAPÍTULO XI - 122
Uma casa de fazendeiro - Educação das mulheres - Matança de boi - Espetáculo cruel - "Perigo" e o porco - Fazenda de criação - Um desjejum brasileiro - Hospitalidade.
CAPÍTULO XII - 130
De "Campinas" a Colônia Teresa - Grande vista do vale do Ivaí - A descida - Chegada.
SEGUNDA PARTE
CAPÍTULO I - 137
Começa o segundo ato - Colônia Teresa, sua situação atual e sua história passada - A casa-grande - A aldeia dos índios - Descrição dos habitantes - Armadilha de apanhar peixe - O "Diretor" e sua residência - Uma exploração e seus resultados - "L'homme propose et Dieu dispose".
CAPÍTULO II - 149
Falta de iniciativa dos colonos - Fiquei doutor - Um "fandango" - O começo do verão - O primeiro acampamento na floresta - A "pólvora" - De manhã cedo na floresta - Vestuário - A "foice" - A queda de um monarca - Vamos comer.
CAPÍTULO III - 161
Começam as dificuldades - Encontro com a primeira cobra - A história de João Miguel - Anedota curiosa - "Cobra Preta" - A vida dos insetos na floresta - A abelhamirim - Seu instinto maravilhoso - Falta de apanhadores de mel - O carrapato - Os escaravelhos verdes e como capturá-los - Exibição brilhante - O grande besouro de fogo - Novo plano de trabalho - Acampamentos de floresta.
CAPÍTULO IV - 171
Uma sugestão - Os pássaros dançarinos - Peculiaridades da vegetação da floresta - A jacutinga - O surucuá - Enfermidade - O sangue da jacutinga - A bondade de um colono - Os perigos de alguns climas brasileiros - Vida de acampamento - A cigarra - Pescaria no Ivaí - Lagartas que queimam.
CAPÍTULO V - 181
Na floresta novamente - Vida de animal e de inseto - A borboleta "chicote" - A praga das inflamações - Cura com aipo - Primeira aventura