Afonso Pena e sua época

Apêndice I

ESCRITA pelo punho do secretário da presidência, em papel timbrado — "Gabinete do Presidente da República" —, uma nota com a indicação: "Escrita em 16 de maio com intuito de publicar no Jornal de 17", procura coordenar os fatos recentes:

"As notícias publicadas na imprensa diária de ontem relativas ao pedido de exoneração do Marechal Hermes da Fonseca não são acordes em muitos pontos e ressentem-se de fantasias de quem as elaborou, revelando outros a influência do espírito partidário que as ditou.

Cotejando umas e outras e ouvindo pessoas que privam com os vultos mais eminentes da política nacional, pensamos traduzir fielmente a verdade repondo os fatos da maneira seguinte:

Sexta-feira passada (14 de maio), após o despacho presidencial, o Sr. Marechal Hermes mostrou ao Sr. Presidente uma declaração escrita de que não era, nem seria candidato à presidência da República e que se retirava à vida privada desgostoso com a agitação que se tem feito em torno de seu nome sem que para isso S. Ex.ª tivesse concorrido.

O Sr. Presidente não concordou com a publicação dessa declaração por não achar que houvesse motivo que determinasse o Sr. Ministro da Guerra a abandonar a sua pasta. O Sr. Marechal retirou-se para sua residência sem uma decisão definitiva sobre o importante assunto. Pouco depois foi procurado pelo Sr. Ministro do Interior com quem conferenciou sobre a sua resolução, ficando assentado que no dia seguinte o Sr. Marechal procuraria o Sr. Presidente da República para tomar sua última resolução.

Anteontem, às 11 horas da manhã, dirigiu o marechal ao Sr. Presidente uma carta declarando que nunca foi nem era candidato à presidência da República nem o poderia ser em competência com o seu ilustre colega, candidato do presidente e de vários amigos políticos seus, que, como cidadão, com responsabilidades no regímen, pedira licença para ponderar a S. Ex.ª que a insistência em manter uma candidatura impolítica e impopular podia acarretar sérias complicações à sua administração e que, como soldado, protestava, em

Afonso Pena e sua época - Página 466 - Thumb Visualização
Formato
Texto