do Oeste, tão característica e tão ligada à sua história e ao seu crescimento demográfico e à cultura que predominou sempre sobre suas terras.
O deslocamento da exploração dos ervais fixar-se-ia nos altiplanos do Amambaí, chapadões extensos que descem, suavemente, para a caixa do Paraná. Os tributários da margem direita desse rio iam constituir-se em caminhos naturais de escoamento. Já não ficariam essas vias reduzidas a uma carreteira e a uma linha d'água. Desdobrar-se-iam em verdadeira rede convergindo para o Paraná, por cujas águas a erva desceria até o estrangulamento de Sete Quedas. Uma via férrea transportá-la-ia a Porto Mendes, por outro ponto sensível da torrente, reduzida, aí, a menos de sessenta metros de largura, numa cova profunda. De Porto Mendes, ganharia o território argentino, afim de ser industrializada e vendida.
Os ervais estendem-se ao sul do rio Pardo, limitados a oeste pela linha de alturas da serra do Amambaí, até Ponta Porã, e pela de Maracaju, de Ponta Porã para o sul e de Ipejhun para este, até Sete Quedas. Cheia de fertilidade e úmida, — verdadeira região de altiplano, — a zona dos ervais não possui acidentes geográficos fortes e marcantes. Cortada de rios fáceis, muito propícios à navegação, acessíveis aos navios de transporte, a região nativa da erva-mate se apresenta como uma das mais características do Oeste. Foi a única zona em que o regime pastoril não constituiu domínio único e absoluto. Infiltrou-se, aqui e ali. Em meio dos ervais encontram-se, por vezes, pastagens verdejantes em que o gado se espalha.
Nada mais surpreendente que um erval nativo. Estende-se, por uma infinita planura ou pelos chapadões monótonos. O paraguaio, que é o trabalhador único, ali, chama-o caatí. Na densa penumbra do caatí, em que se perde o mineiro, entregue à colheita da erva, existe a rede complexa dos caminhos e dos trilhos. Orientam-se no sentido do local de elaboração da erva. Os trilhos levam ao caminho deslocado que conduz ao rancho. As estradas ligam os ranchos ao barbaquá e aos moinhos em que ela é moída e sapecada. Meio século de exploração não teve o poder de alterar o processo