e no processo primitivo de transporte, deviam levar ao aparecimento de dois fatores de primeira ordem que favoreceriam, em suas consequências, o desenvolvimento do Oeste.
O primeiro deles foi a necessidade de procurar um porto sobre o Paraguai que, pela sua distância do local dos ervais, diminuísse os pesados encargos do transporte. A erva era explorada ainda nas terras altas a leste da serra do Amambaí. O Banco Rio e Mato Grosso, para sanar tais dificuldades, adquiriu, em 1892, do major Boaventura da Mota, a fazenda das Três Barras, com perto de dezessete mil hectares, junto à corrente do rio Paraguai. E ali estabeleceu o ponto natural de escoamento da erva. Assim surgiu Porto Murtinho. Para atingi-lo, as carretas percorriam uma estrada de perto de quatrocentos quilômetros. E atravessavam a zona do pantanal numa ferrovia de trinta quilômetros.
Tal diretriz traria à região um notável desenvolvimento. À beira da carreteira de escoamento foram fundadas as primeiras povoações. Surgiram dos pousos. Originaram-se das fazendas de criação que deviam marcar as etapas da jornada e destinadas a formar e fornecer os animais para a tração desse primitivo meio de transporte. A íntima ligação da cultura agrícola da erva-mate com o regime pastoril devia favorecer e fundamentar o predomínio deste.
O segundo resultado da busca do porto sobre o Paraguai foi o deslocamento, cada vez mais sensível, para leste. Rompendo novos caminhos, a exploração dos ervais devia tornar antieconômica a saída para o vale formador do Prata. A caminhada para leste traria a abertura de novas vias de penetração, a formação de novos núcleos de população, a eclosão para a vida de uma vasta e rica zona que se tornou, desde logo, o centro absoluto de exploração da erva-mate.
A busca da saída para o Paraguai havia propiciado, para atingir a fazenda Três Barras, o aparecimento de Porto Murtinho, de Bela Vista, de Ponta Porã e dos povoados da Cabeceira do Apa, Aquidabã, Porteira, Margarida, São Roque e outros. Fixavam-se as zonas habitadas. Surgiam as cidades. Delineavam-se os municípios. Aparecia, em embrião, a organização municipal