Geologia e geografia física do Brasil

O mergulho e a inclinação das camadas, devido à homogeneidade da rocha, são geralmente difíceis de distinguir. Imensas veias de granito, com os minerais componentes quase sempre grosseiramente cristalizados, atravessam a rocha, juntamente com veios de quartzo leitoso e ocasionalmente diques de diorito ou pedra verde. São numerosas as falhas. Copio do meu caderno de notas o seguinte corte traçado dos quartéis ao norte de Praia Grande, na margem leste do porto, até o sul atingindo a cidade.

[Ver imagem no original]

Próximo aos quartéis, o gnaisse, a, é cinzento escuro com bela laminação. Os cristais de feldspato são muito pequenos, e há muitas granadas vermelhas. Mergulho N. 40c E. Inclinação 30° S.

Cerca de 800 pés ao sul dos quartéis, existe uma grande pedreira, num leito de gnaisse muito compacto, d, mostrando ligeiros vestígios de estratificação. É composta de grossos cristais, de feldspato, mica, lindamente cristalizada, e pequeninos cristais de quartzo. As granadas são abundantes, sendo a rocha atravessada por veios, muitos dos quais, conforme observei, mergulhavam bruscamente na direção sul. Num desses veios, com quatro polegadas de largura, os bordos consistem quase que exclusivamente de grandes e grosseiros cristais de um feldspato leve e cor de carne, com um pouco de mica verde, ao passo que a porção central é constituída de um quartzo límpido, vitroso, de cor vermelho-vivo, às vezes com grandes cristais de mica preta.

Geologia e geografia física do Brasil - Página 42 - Thumb Visualização
Formato
Texto