para chamá-lo à comunhão da civilização cristã.
Os argentinos podem ser representados nessa seção pelo trabalho do sr. Fidel Lopez: Les Races Aryennes du Peru, Leur Langue, Leur Religion, Leur Histoire. Os peruanos, pelos recentes trabalhos sobre a língua dos incas, do dr. José Fernandez Nodal; os habitantes da América Central, pelos trabalhos filológicos do padre Brasseur de Bourbourg; os norte-americanos, pelo mais colossal e gigantesco trabalho científico empreendido acerca das raças indígenas da América, trabalho cuja impressão se está concluindo, que se diz haver custado a seu autor uma despesa de mais de 400 contos e o concurso de 30 jovens norte-americanos que puseram em comum suas forças para leva-lo a termo, e que tem por título: The native races of the Pacific States — by Hubert H. Bancroft.
Tendo sido encarregado pelo governo imperial da elaboração do curso que se segue, apressei a sua públicação de modo que ele pudesse estar pronto antes da abertura da Exposição de Philadelphia, e peço à Comissão que o remeta como testemunho de que também aqui nos esforçamos para assimilar à civilização as raças indígenas do Novo Mundo.
Não é este o único objeto pelo qual escrevo esta memória.
O fim das exposições, coligindo produtos e elementos de riqueza de um país, é chamar a atenção sobre aqueles que, sendo suscetíveis de grande desenvolvimento para a riqueza pública, não tiverem obtido ainda a necessária atenção das classes pensantes.
No futuro nenhum assunto talvez se entrelaçará tão geralmente com o desenvolvimento da riqueza e engrandecimento do Brasil como o do amansamento de nossos selvagens.