Ubatuba
A vila de Ubatuba estende-se por uma praia circular e suas casas, muito brancas, ficam em forte contraste com as montanhas verdejantes que se erguem ao fundo. A tempestade tinha cessado; raramente tenho presenciado uma cena mais agradável que essa paisagem sulina. O capitão, vendo a tranquilidade da água, teve o bom senso, nessa ocasião, de convidar os passageiros para um almoço mais substancial, pois quase todos a bordo se tinham plenamente preparado para ele com o seu tributo noturno pago às ondas enraivecidas.
Todos os olhares brilhavam de prazer (sem dúvida o almoço tivera o seu papel em tal efeito) quando se passou em revista a beleza que surgia em nossa frente. Afabilidade e bondade são característicos predominantes dos brasileiros; até um pobretão teria ficado alegre naquelas circunstâncias.
Nós apenas tratamos da nossa correspondência e compramos as laranjas, (cem das mais deliciosas podem ser compradas por três pence ingleses) e, despedindo-nos de Ubatuba, em curto tempo estávamos navegando de novo entre as ilhas e a costa cobertas de matas. O mar estava manso, os passageiros foram todos para o tombadilho, e os melhores sentimentos dominavam todos os presentes. Desejando aproveitar a ocasião, desci à minha mala e levei para cima uma bíblia Portuguesa, que ofereci a um passageiro conforme as regras da Sociedade Bíblica Americana (American Bible Society). Pouco tempo foi necessário para eu dispor de todos os volumes da Sagrada Palavra que estavam ao meu dispor e, de todos os lados, os meus amigos de viagem estavam lendo com curiosidade um livro que nunca haviam visto antes. De vez em quando chamavam-me para dar explicações, e convenci-me mais uma vez da falta de fanatismo que é uma qualidade característica dos brasileiros. Um oficial da Marinha Imperial que tinha voltado da esquadra brasileira no Rio da Prata, voltando ao seio de