dos navios empenhados no comércio de escravos. Essas embarcações tinham grandes facilidades de desembarcar as suas cargas de seres humanos nesses e noutros pontos contíguos; e quando não precisavam ir fazer reparos no porto do Rio, podiam munir-se em São Sebastião dos papéis necessários para nova viagem. Não foi por outro objetivo que o vice-consulado de Portugal se estabeleceu na vila do lado oposto.
O sol estava se pondo quando o nosso pequeno vapor saiu da Baía de São Sebastião, e antes do amanhecer estávamos nos aproximando dos Alcatrazes, duas ilhas rochosas de forma curiosa, bem conhecidas por todos os paulistas viajados.
Antes de me retirar para o camarote, tive uma interessante conversa com um português que estava orgulhoso de seu pequeno reino peninsular, e jactava-se de seus grandes feitos e passados esforços, mas não falava de sua glória presente. O passageiro lombardo entretinha-se com narrativas da revolta milanesa de 1848, e com canções bélicas em que o nome de Carlos Alberto "Il Ré di Sardegna" vinha sempre à baila.
Santos
Na manhã seguinte chegamos a Santos, situada algumas milhas acima do rio do mesmo nome, que é o principal porto da florescente província de São Paulo. Aqui desembarquei minhas duas caixas destinadas ao interior, e que esperava chegariam o seu destino antes que eu voltasse a Santos, para que eu pudesse cavalgar com presteza sem o estorvo das mesmas, sem me atrasar nas excursões análogas que eu fizera na zona rural da província do Rio de Janeiro. Tive que vencer algumas dificuldades na alfândega; e ninguém, a não ser os estrangeiros que tenham feito semelhante experiência no Brasil, pode imaginar os vários prejuízos a que cada objeto está sujeito. Não houve objeções para os livros porque eram Bíblias, mas tive que pagar direitos (pequenos,