O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2

no Brasil. Como as opiniões do autor em questão tem sido referidas várias vezes como em desacordo com as esperanças que se possam ter acerca do Império governado por Dom Pedro II, citamos de seu último capítulo o seguinte trecho, bem significativo:

"O caráter dos brasileiros, posso afirmar, é o de um povo hospitaleiro, afetivo, inteligente e cheio de esperanças. Estão em superioridade sobre os seus antepassados portugueses em liberalismo e espírito de empreendimento. Muitos de seus jovens visitam a Europa, outros se educam nos Estados Unidos — acrescente-se a isso um aumento de intercâmbio com os estrangeiros — meios ordenados pela Divina Providência para o progresso Humano — e quem não se rejubilará com tão honesta ambição e com o futuro que se abre diante de seus olhos? — Lembre-se, porém, que nenhum povo pode servir de padrão a outro, pois não há dois em idênticas circunstâncias. A influência do clima, sabemos, é onipotente; e do fato de ocupar o Brasil a maior e mais bela porção da zona equatorial, cumpre-lhes determinar quanto a ciência e as artes podem competir, nos trópicos, em progresso com a zona temperada. No que respeita a progresso, o Brasil é, das nações latinas, a que mais se aproxima da França. Na sua Câmara Legislativa, contam-se hábeis e esclarecidos estadistas; e os seus representantes no exterior podem rivalizar em talento com os embaixadores de qualquer outra nação. Quanto aos elementos de grandeza material, nenhum outro povo debaixo do sol foi mais favorecido e tem mais alto destino diante de si. Possam os brasileiros ter suficiente sabedoria para alcançá-lo! (Ewbank Sketches of Life in Brazil)".

É impossível fazer um juízo sobre as condições presentes do Brasil, sem levar em consideração a influência da sua mãe-pátria. Não obstante a riqueza e a glória de Portugal durante o período de sua supremacia marítima, poucos países na Europa são menos apropriados a servirem de modelo de um estado próspero atual. Sob qualquer ponto de vista em que consideremos Portugal e suas instituições, achá-las-emos aquém do espírito do século. E, assim mesmo, esse país, tão insignificante em tamanho como inexpressivo em suas condições, manteve quase metade da América do Sul sob o jugo de ferro da escravidão colonial durante

O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2 - Página 360 - Thumb Visualização
Formato
Texto