e sinto-me satisfeito de congratular-me com o sr. pela sua qualidade realmente boa.
As amostras que me remeteu eram pequenas demais para uma análise completa e satisfatória no aparelhamento de que disponho. Verifiquei que as amostras diferem muito em aspecto e qualidade. Isso é devido, sem dúvida, do fato de haverem sido obtidas de pontos desigualmente situados na face quase vertical da imensa camada e de fases diferentes de exposição, o que, devido ao esmigalhamento ou desintegração dos fragmentos sob a ação incessante das intempéries, fez com que as referidas amostras possam ter sido expostas durante períodos que distam uns dos outros como segundos distam de séculos.
O carvão de Candiota assemelha-se muito ao carvão para vapor steam-coal, de Newcastle, o qual ultimamente tem vindo ao nosso mercado, em estrutura, clivagem e aspecto; não difere muito, entretanto, do carvão de Newcastle no que respeita às suas aplicações, exceto por conter mais do dobro da porcen- tagem de cinza, em detrimento do seu poder calorífico; porém essa desvantagem provavelmente desaparecerá em amostras recolhidas nas partes mais profundas da mina.
O coque do carvão de Candiota difere, todavia, muito em aspecto do do carvão de Newcastle, e aproxima-se do coque de Cardiff (ou do que é aqui vendido como tal) em suas palhetas prateadas.
Certa porção desse carvão de Candiota, porém, especialmente o proveniente dos filões inferiores, é muito friável, e evidentemente pertence à qualidade conhecida por caking coal, isto é, carvão que ferve ou funde-se durante o processo de carbonização; contudo, todas as qualidades de coque do carvão de Candiota são muito boas.
Conforme suas informações, o mergulho ou inclinação dos filões ou camadas desse carvão de Candiota é de 5° sobre o plano do horizonte e penso, portanto, ser razoável esperar uma qualidade superior, mais compacta e homogênia, proveniente de mais baixas profundidades. 5° representa uma rampa de 1 sobre 11,4, ou sejam 8,77%, ou 462 pés por milha. Assim sendo, em uma tão grande extensão das formações, a julgar pelo que o sr. me informou, julgo haver ampla margem para a obtenção de carvão que não seja apenas superficial, o qual, por óbvias razões, tanto no Brasil como alhures, não pode ser tão puro, compacto e uniforme como o carvão obtido em grandes profundidades. Aguardo o prosseguimento de seus trabalhos nesse sentido com o maior interesse.
Seguem-se os resultados das minhas análises (até onde puderam ser feitas) do carvão de Candiota, tendo as amostras de