O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2

pode construir uma linha férrea que vá ter a um porto sobre o rio Gonsalo.

Após uma inspeção das plantas fósseis enviadas para este país, Inglaterra, não pode haver mais dúvida, penso eu, de que essas camadas pertençam à idade carbonífera. O sr. Plant remeteu várias amostras de minério de ferro, em que vem impressos visíveis espécimes de Lepidodendrons, e vários fetos não parecidos com os das coal-measures da Grã-Bretanha. Um especialista, que estudou as coal-measures da Nova Escócia, que são da mesma idade das da Grã-Bretanha, refere-se em carta, que tivemos ocasião de ler, a belos exemplares de Sigilaria e Stigmaria, ambas características desse período. Não vimos, entretanto, exemplares desse gênero na coleção que examinamos; mas nada pode ser mais visível do que as frondes de Lepidodendrons já referidas. Ainda sobre o mesmo assunto, sou levado a observar que, se bem que pela autoridade do Professor M'Coy a idade das jazidas de carvão da Austrália tenha sido considerada como jurássica, as recentes investigações do Rev. W. B. Clarke induzem a concluir pela idade carbonífera dessas camadas. O sr. Clarke remeteu para a Inglaterra uma coleção de fósseis das jazidas de carvão da Nova Gales do Sul, contendo espécimes de Lepidodendron e Spirifer; dando isso a entender que, durante a mesma época, tão preeminentemente Carbonífera, constituiram-se depósitos de carvão de ambos os lados da linha equatorial, maravilhoso exemplo da uniformidade das atividades naturais nos primitivos tempos geológicos.

A importância desses grandes depósitos de carvão para o comércio do litoral ocidental da América do Sul não precisa ser enaltecida. Atualmente, cerca de 200 mil toneladas de carvão são anualmente importadas exclusivamente pelo porto do Rio de Janeiro, atingindo um custo de 49 shils. por tonelada, sendo outras cidades litorâneas, supridas desse combustível. Uma vez inciada a exploração das jazidas de carvão de Candiota, o governo brasileiro pode ser suprido por quase metade desse preço, e nossa pequena Ilha ficar livre da duvidosa honra de fornecer combustível para um continente situado do lado oposto do globo.

Edward Hull

RELATORIO SOBRE O CARVÃO DE CANDIOTA

por W. G. GINTY, engenheiro-chefe da "The Rio de Janeiro Gas Works".

Sr. Nathaniel Plant.

Prezado Senhor. Recebi e examinei suas amostras de carvão brasileiro proveniente de Candiota com o maior interesse,

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